2 via declaração imposto de renda – Passo a passo de como funciona

Se você declarou o seu imposto de renda, mas perdeu o seu recibo que comprova a declaração saiba que é possível conseguir uma segunda via do documento por meio do site oficial da Secretaria de Fazenda. É com o número presente no recibo que você poderá acompanhar o processamento da declaração pela internet e corrigir dados após a retificação.

Existes várias formas de conseguir novamente o documento que comprova a sua declaração independente do ano que ela seja. Você poderá realizar por meio do atendimento online, com o seu cadastro no Receitanet (site oficial da Fazenda) ou então nas próprias unidades físicas a Receita Federal de sua cidade.

Veja aqui o passo a passo de como conseguir acessar em cada uma delas.

2 via declaração imposto de renda - Passo a passo de como funciona

2 via da declaração do imposto de renda no site da Receita Federal – Para pessoas jurídicas

No site oficial da Receita Federal você terá acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC). Para acessá-lo você precisará ter um código de acesso e certificado digital (CPF digital). São os mesmos dados usados para realizar a sua declaração pelo computador. Se você já está com estes dados em mãos acesse:

https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx

Complete o seu CPF, Senha e Código de Números. Este será gerado assim que você clicar na imagem ao lado conforme mostra a imagem abaixo.

2 via recibo imposto de renda

Se você ainda não tem um certificado digital então precisará obter um. Para realizar este procedimento clique aqui.

Todos os seus dados estão protegidos por sigilo fiscal, por tanto não precisa ter medo de realizar consultas. Assim que você entrar haverá um portal com a sua página pessoal, nele você poderá gerar o novo arquivo em PDF que comprova a sua contribuição. Eles estarão separados por data.

2 via do imposto de renda pelo registro online-

Para pessoas físicas

Se você fez uma declaração de imposto de renda como pessoa física pelo seu computador seus dados ficarão registrados no sistema online da Receita Federal. Neste caso também poderá ser conseguido uma segunda via do documento que comprova a sua declaração de imposto de renda, afinal, para conseguir realizar este procedimento você precisa salvar o programa da receita no seu computador.

Procure na sua máquina pelo programa “IRPF” e o ano da declaração. Se você encontrar, basta abrir e imprimir o arquivo. No entanto, se não tiver acesso ou a instalação já não se encontra mais na sua máquina então você pode acessar a 2 via no site oficial no campo do Portal e-CAC.

https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index

2 via recibo imposto de renda

Se você ainda tem dúvidas de como fazer para retirar o recibo online  ou por meio de um computador acesse o site oficial da Receita da Fazenda com orientações de como fazer.

2 via recibo imposto de renda

Retirar o recibo da declaração presencialmente

Se nenhuma das opções funcionou para que você conseguisse retirar a segunda via da sua declaração de imposto de renda então será necessário agendar um atendimento presencial. Para realizar esta operação você também precisará acessar o site oficial.

Clique aqui para realizar o seu agendamento ou acompanhá-lo. Você também pode fazê-lo por meio do número emergencial 146. No dia da consulta leve consigo um documento original com foto para o atendimento. Ele será usado para checagem da sua assinatura, preferencialmente sua carteira de identidade. A de motorista não será aceita.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply