Categoria: Boletos

Quem aqui nunca deixou de atrasar um boleto, não é mesmo? Esses são sinais de que as contas estão chegando e requisitando o suado dinheiro, aquele que em maioria é utilizado para pagar custos de telefonia, água, luz, eletricidade e muito mais.

O boleto surgiu como uma maneira de facilitar o pagamento, isso porque esse código existente no papel pode ser (geralmente) pago em vários bancos, tudo vai variar de acordo com qual é o pagamento realizado, como ele será feito e muito mais. Leia aqui mais sobre a importância de realizar o pagamento do seu boleto o mais rápido possível.

O boleto no Brasil

Comumente utilizado em território nacional para pagamentos de contas, o boleto serve como ponte entre o consumidor e o emissor de determinado serviço, é por meio dele que você faz o pagamento e arca com as suas obrigações como cidadão.

São mais de 50 milhões de boletos liquidados mensalmente aqui no Brasil, ele é considerado uma das maneiras mais seguras para realizar transações bancárias.

O seu formato e principais informações foram desenvolvidos pelo CENEABAN – Centro Nacional de Estudos da Arrecadação Bancária e foi patenteado e padronizado pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

Ele é conhecido como um título de cobrança que é pagável em qualquer estabelecimento que esteja credenciado em determinada data estabelecida.

Antigamente os boletos só eram pagos por meio das agências bancárias dos respectivos bancos, porém hoje já é possível quitar ele por meio de caixas eletrônicos, casas lotéricas, supermercados, por meio do seu internet banking e até pelos aplicativos de smartphones.

Principais elementos de um boleto de cobrança brasileiro

Se você sempre tem algumas dúvidas comuns na hora de realizar o pagamento do seu boleto ou até mesmo na hora de emitir a segunda via, fique sabendo que ele possui alguns padrões únicos, que são:

Banco: a instituição financeira que o pagante possui contrato firmado, assim como o emissor do documento, é a principal responsável pela transação. O banco recebe o valor que foi pago e transferido para o destinatário final;

Beneficiário: aquele que vai emitir a cobrança, aquele que cedeu os serviços em troca do pagamento;

Pagador: quem vai realizar o pagamento pelos serviços obtidos;

Valor do documento: o valor total que deve ser pago por quem recebe o boleto, geralmente está com o valor sem juros ou multas antes do vencimento;

Data de vencimento: dia limite para que o pagador efetue o pagamento sem ter que arcar com custos a mais;

Código de barras: é a representação gráfica dos dados presentes no boleto, ele é usado na hora da leitura de determinadas informações pelos leitores. Eles tem a representação codificada pelo padrão intercalado de 2 de 5.

Porque é importante pagar o seu boleto?

É importante que você realize o pagamento do seu boleto no dia certo, dessa maneira você vai ter que arcar com o valor que ali está, quando ele fica em atraso, é necessário arcar com os valores adicionais de taxas e multas incluídos.

Geralmente esse valor pode variar de acordo com a instituição, com o banco, com o valor total de gasto e muito mais, é de suma importância que você cumpra o seu papel como consumidor e realize pagamento no dia pré determinado.